Edital Seletivo 2024

EDITAL 001/2024/ SELETIVO DA CASA FAMILIAR RURAL PADRE JOSINO TAVARES.

A Presidente da Associação da Casa Familiar Rural Padre Josino Tavares no uso de suas atribuições vem por meio deste edital, tornar público o processo seletivo para formação de uma nova turma do Curso do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnico de Nível Médio Com Habilitação em Agropecuária, bem como por este também regulamentar o processo seletivo.

1.  DAS INSCRIÇÕES:

1.1. As inscrições terão início no dia 26 de agosto de 2024 e encerrarão no dia 13 de dezembro de 2024. 

1.2. Para se inscrever o (a) jovem e/ou seu representante poderá comparecer na Casa Familiar Rural Padre Josino Tavares de segunda-feira a sexta-feira, das 9:00 horas as 16:00 horas, ou entrar em contato via WhatsApp no (98) 98274-4792 portando os seguintes documentos da pessoa que será inscrita;

a. Identidade;

b. CPF;

c. Comprovante de residência em nome dos pais ou avós.

1.3. Inscrições via WhatsApp somente serão possíveis para quem for efetuar o pagamento por PIX para conta exclusiva da CFR. A CFR não efetuará contato por meio de outro número que não seja o referido no item 1.2, e nem por meio de outros veículos ou plataformas de comunicação para tratar sobre pagamentos.

1.4. A inscrição será feita pelos profissionais da CFR, responsáveis pela efetuação da mesma, e ainda podendo ser nomeados alguns jovens já estudante para realizar tal inscrição

1.5. Da taxa de inscrição:

1.5.1. Será cobrada a taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais) por inscrição;

1.6. Poderão se inscrever jovens filhos (as) de agricultores e produtores rurais localizados na zona rural dos Municípios de Bom Jesus das Selvas – MA, Bom Jardim – MA e Buriticupu – MA;

1.7. Escolaridade Mínima: Ter concluído ensino fundamental ou estar concluindo o ensino fundamental no ano de 2024.

1.8. 10% das vagas serão disponibilizadas para aqueles que não se enquadrarem no item 1.6 deste edital.

 

2. DAS DISPONIBILIDADES DE VAGAS E CLASSIFICAÇÃO.

2.1. Serão disponibilizadas 30 vagas para formação da turma, 09 vagas por município citado dentro da especificidade item 1.6, mais 03 vagas para os que forem dos municípios citados, mas não ter a especificidade ou não for dos municípios citados no item 1.6.

2.2. A classificação obedecerá ao quadro de colocação separado por município, para lotação das 09 vagas de cada município, bem como as 03 vagas para as pessoas que não se enquadrarem nesta situação de acordo com o item 1.6.

2.3. Feito a separação por quadro de vagas, será feita uma segunda lista com os excedentes, esta obedecendo a classificação geral dos excedentes.

2.4. As vagas em aberto de um município poderão ser completadas por outro de acordo com a classificação geral de excedentes;

2.5. Os excedentes classificados poderão ser convocados por ordem de classificação para efetuar sua matrícula. Em caso de desistência dos candidatos até a primeira semana de adaptação. 

 

3. DO SELETIVO E NORMAS DE SELEÇÃO:

3.1. O seletivo será realizado no dia 17 de dezembro de 2024.

3.2. O seletivo será por meio de uma prova objetiva de múltipla escolha e entrevista onde o jovem além de responder perguntas de natureza agropecuária poderá ter que fazer produção de um pequeno texto e resolução de cálculos básicos acordo com o item abaixo.

3.3. DA PROVA.

3.3.1. A prova objetiva contará com 40 questões de múltipla escolha cada uma com QUATRO ALTERNATIVAS tendo apenas uma CORRETA

3.3.2.A prova objetiva terá duração de 2 horas e 30 minutos, tendo seu início as 09h00min e encerram as 11h30min.

3.3.3. O questionário será entregue juntamente com o cartão respostas pelos fiscais no início da aplicação.

3.3.4. O candidato deverá preencher o cartão resposta conforme orientado inclusive transcrevendo a chave resposta.

a) Para efeito de correção somente será levado em consideração o cartão resposta que deve está preenchido e assinado pelo(a) candidato(a).

b) No momento que terminar a prova o jovem deve entregar o cartão resposta, o questionário. Após a prova o questionário será entregue ao candidato desde que este tenha colocado seus dados na capa do questionário.

c) No cartão resposta o candidato que marcar mais de uma alternativa na mesma questão terá ela dada como errada mesmo que uma das marcadas esteja correta.

3.3.4. Para fazer a prova o jovem deve comparecer ao local da prova portando:

a. Documento de identificação com foto e que contenha o número do RG ou CPF;

b. Caneta esferográfica azul ou preta;

PARAGRAFO UNICO: O candidato que comparecer sem documento de identificação original com foto será impedido de realizar a prova e desclassificado do seletivo.

3.4.  DA ENTREVISTA E SUAS ESPECIFICIDADES.

a. A entrevista será realizada com todo jovem que fizer menos de 50% de acerto na prova objetiva.

b. Durante a entrevista poderão ser realizadas perguntas de conhecimentos agropecuários básicos, teste para avaliação de leitura, escrita cálculos conforme o item 3.2.

c. Pais ou responsáveis podem acompanhar a entrevista, mas só podem contribuir se for solicitado pela banca examinadora.

3.5. DA DISTRIBUIÇÃO DE QUESTÕES POR DISCIPLINA (MATÉRIA):

As disciplinas da prova serão as listadas abaixo com as respectivas quantidades de questões.

              Língua Portuguesa – 08 questões

              Matemática – 08 questões

              História -06 questões

              Geografia – 06 questões

              Ciências – 06 questões

              Filosofia e Sociologia – 06 questões.

Obs.: Os conteúdos para estudo estão listados no ANEXO I deste edital.

3.6. DAS NORMAS DE SELEÇÃO:

3.6.1. Para os jovens que acertarem valor igual ou superior a 50% da prova este passará direto para lista de classificação.

3.6.2. Para os jovens que atingirem o valor inferior a 50%, fará entrevista de caráter eliminatório e se aprovado irá para lista de classificação de acordo com sua porcentagem na prova objetiva.

3.6.3. Em caso de empate será utilizado o rendimento na entrevista como critério para ordem de classificação.

4.  DO CURSO OFERTADO.

4.1. O curso ofertado é o Curso do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnico de Nível Médio Com Habilitação em Agropecuária; 

4.2. O curso é ofertado no regime de alternância, com períodos TEMPO ESCOLA (T.E.) E TEMPO COMUNIDADE (T.C.), com duração de duas semanas cada, somando 03 anos letivos, cada ano letivo compreendendo 10 alternâncias T.E.;

4.3. O curso é regido por normas e instrumentos da pedagogia da alternância, os quais o jovem ao ingressar deve tomar conhecimento e cumpri-los, caso contrário este poderá ter sua matrícula cancelada.

5. DA CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA.

A lista de convocados a se matricularem na CFR, será divulgada ao final do seletivo ainda no dia 17 de dezembro de 2024. 

6. DA MATRÍCULA DOS APROVADOS;

6.1.  A matrícula será realizada no dia 14 de janeiro de 2025 onde o responsável pelo estudante deverá comparecer a Casa Familiar Rural Padre Josino Tavares, portando os documentos e materiais listados abaixo;

O jovem que não for matriculado nesta data devera apresentar atestado medico antes ou no mesmo dia sobre pena de ser desclassificado e substituído.  

6.1.1.  Documento do (a) jovem:

a. RG (Identidade) original e cópia;

b. CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física) original e cópia; 

c. Cartão do SUS original e cópia;

d. Histórico Escolar e Certificado original e cópia;

e. Uma foto 3x4.

Obs: o jovem que ainda não estiver com o histórico escolar em mãos deverá apresentar declaração de conclusão do ensino fundamental e terá prazo de 60 dias para apresentar o histórico escolar.

6.1.2. Documentos dos pais e/ou responsáveis:

a. RG (Identidade) original e cópia;

b. CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física) original e cópia somente quando não conjugado ao RG;

c. Para jovens com especialidade física ou mental que impossibilitem algum tipo de atividade ou labor devem apresentar laudo médico assinado por especialista na área contendo carimbo com número de reconhecimento e conselho de classe especifico.

6.1.3. Dos materiais de uso coletivo, cada jovem deve entregar no ato da Matrícula;

a. Um balde de 10 litros;

b. Uma ferramenta, para que fique de forma igualitária cada jovem entregará R$ 50 reais e a escola comprará as ferramentas;

c. Um Prato de vidro, uma colher;

d. Uma resma de papel A4 de 500 folhas.

6.1.4. Dos materiais de uso pessoal, cada jovem deve trazer consigo na semana de adaptação e nas quinzenas posteriores:

a. Um par de botas podendo ser a tradicional ou de borracha;

b. Calça para atividades de campo;

c. Um par de luvas;

d. Camisa de manga comprida;

Obs.: além dos materiais citados, cada jovem deve contribuir obrigatoriamente em cada alternância com 05 quilos de arroz e 02 quilos de feijão, sendo que o jovem que comparecer sem os alimentos citados não poderá entrar na casa. Cada Jovem pagará uma contribuição de 50 reais por alternância, arrecadação referente a filiação na associação, filiação que é obrigatória a partir da matrícula do jovem.

7. DA ALTERNÂNCIA DE ADAPTAÇÃO:

7.1. A alternância de adaptação é a primeira semana que a turma passara interna. Recebe esse nome por nela ser feito com a turma o estudo das regras contidas no estatuto e regimentos da instituição.

7.2. Nela também os jovens são avaliados quanto as iniciativas para as atividades de campo. O jovem só terá a matrícula deferida se participar da alternância de adaptação.

Obs.: O (a) jovem que não comparecer nas primeiras 72 horas sem justificativa perde automaticamente a vaga que poderá ser preenchida por um aluno que estiver na lista de espera. Salvo um responsável comparecendo a escola e apresentando atestado medico valido.

8. DA LISTA DE ESPERA.

8.1. A lista de espera será composta por alunos que pontuarem na prova objetiva, mas não tiver ficado entre os primeiros 30 aprovados dentro dos critérios do item 1.6. 

8.2. Os jovens da lista de espera poderão ser chamados caso haja desistência na matricula ou no inicio da alternância de adaptação jovem aprovado não compareça ou se declare desistente.

9.  DO EDITAL.

O presente edital terá validade a partir da data de assinatura até o encerramento do seletivo e estará sujeito a alterações no decorrer do processo, conforme analise da comissão responsável delegada pela presidente para gestar o seletivo a partir da publicação deste edital.   

Este edital está disponível em www.cfrpjt.com em pdf para download.

O edital estará disponível na forma de scanner também nos canais: 

Facebook: @cfr.pjt 

Instagran: @cfr_padre_josino_tavares